quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Falcão comanda virada histórica do Brasil na Copa do Mundo de Futsal

14 de novembro de 20120
Se alguem tinha dúvidas, o ala Falcão provou porque é o maior jogador de Futsal de todos os tempos. Nesta quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo, na Tailândia, ele foi o grande nome da virada do Brasil sobre a Argentina (3 a 2) e que classificou a seleção brasileira para a semifinal.
A Argentina fez um primeiro tempo excelente. Marcando e saindo apenas em contragolpes, o time comandado por Fernando Larrañaga deixou que o Brasil tivesse posse de bola e apostou na sua estratégia, que passou a dar resultado aos 16min30seg, quando Basile fez passe para Rescia que chutou para abrir o marcador.
O gol perturbou ainda mais a equipe brasileira, que já havia perdido Jé, expulso, aos 9min30seg, por acertar um argentino com o braço. O sinal evidente que o Brasil acusou o golpe foi o segundo gol da equipe argentina, aos 17min07seg, atravé de Borrutto. Ele driblou Ari e chutou entre as pernas de Tiago.

Falcão comandou virada brasileira - Divulgação FIFA
Na segunda etapa, a Argentina recuou ainda mais para garntir o resultado e tentar definir em mais uma saída rápida. O goleiro Santiago Elías defendia tudo e quando a bola passava por ele, encontrava a trave. Foram cinco chutes que acertaram as balizas argentinas.
Sem encontrar soluções, o técnico brasileiro Marcos Sorato apelou para a entrada de Falcão, mesmo com mínimas condições. O jogador que ainda se recupera de contusão na panturrilha, ainda enfrenta um novo problema. Na segunda-feira, ele sofreu uma paralisia facial, no lado direito, em virtude forte stress. No primeiro lance, o ala brasileiro cobrou falta e quase marcou.
Depois de muita insistência, finalmente saiu o primeiro gol do Brasil. Aos 12min42seg, Neto arriscou um chute cruzado, de fora da área, e conseguiu vencer Elías. A equipe brasileira ganhou mais ânimo e empatou, logo depois, aos 13min55seg, com Falcão. Ele recebeu passe de Fernandinho e chutou no canto esquerdo da meta argentina.
Com o 2 a 2, o Brasil ainda pressionou em busca da virada que acabou não acontecendo e a vaga na semifinal foi definida na prorrogação. O jogo de gato e rato prosseguiu. Enquanto os brasileiros pressionavam, os argentinos apenas se defendiam.
Quando o primeiro tempo da prorrogação se encaminhava para o final, aos 4min42sseg, Ari cobrou lateral para Falcão. O chute do camisa 12 brasileiro saiu forte e reto. Elías apenas observou a bola entrar no seu canto esquerdo. Era o gol da virada, o de numero 339 do craque brasileiro, o que o torna o maior artilheiro de uma seleção ligada à FIFA.
Visivelmente emocionado, Falcão se ajoelhou e começou a chorar. Depois, foi para o banco de reservas e abraçou o médico Aloir Oliveira, responsável por sua recuperação. Veio o segundo tempo da prorrogação e o time brasileiro soube suportar os cinco minutos e carimbar seu passaporte para a semifinal.
Vitória contra a Argentina ficará marcada para Falcão. FOTO: AP Photo/Apichart Weerawong
Partida ficará marcada para Falcão. FOTO: AP Photo/Apichart Weerawong
Em entrevista ao canal Sportv, após o jogo, Falcão disse que a vitória de hoje entrará para a história.
- Tem histórias que são eternizadas. O dia de hoje é um desses. A paralisia me prejudicou a visão. Graças a Deus pude jogar e ajudar o Brasil. Foi uma partida especial para mim. A vitória de hoje fortalece a equipe. Tivemos frieza para suportar a desvantagem e conseguir vencer.
Brasil: Tiago, Simi, Gabriel, Neto e Fernandinho. Depois entraram: Rodrigo, Ari, Vinícius, Jé, Rafael Rato e Falcão. Técnico: Marcos Sorato
Argentina: Elías, Rescia, Cuzzolino, Garcías e Borruto. Depois jogaram: Stazzone, Taborda, Belsito, Basile, Amas e Calo. Técnico: Fernando Larrañaga
Local: Bangcoc (Tailândia)
Cartões amarelos: Jé, Ari, Borruto e Rescia
Expulsão: Jé
Árbitros; Wenceslaos Aguilar (Panamá) e José Katemo (Angola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário